Plano Estratégico para a Floricultura na Região Autónoma dos Açores

10/03/2022
Capa
O Plano Estratégico para a Floricultura na Região Autónoma dos Açores é um contributo que visa dinamizar e melhorar o desempenho da floricultura, no qual é apresentada uma caraterização do estado atual da floricultura na RAA, de forma abrangente, apontando as suas valências, mas também as principais preocupações ou limitações que lhe são afetas.
A realidade florícola nos Açores não é a mesma em todas as ilhas, sendo que cada uma apresenta potencialidades e limitações ao seu desenvolvimento. As ilhas Terceira, Faial e São Miguel, têm apresentado alguns avanços no setor, todavia carecem ainda de infraestruturas, apoio técnico, formação e experimentação. Nas restantes ilhas da nossa Região a floricultura estagnou (ou mesmo regrediu), ficando estas dependentes da importação de produtos florícolas para o consumo local.
Perante o referido, este plano apresenta um conjunto de ações a desenvolver a curto e médio prazo que permitirão alavancar o desenvolvimento e a dinâmica da floricultura na RAA, dando outra dimensão a este setor no que respeita, nomeadamente, à exportação e à produção de produtos florícolas para consumo interno.
Trata-se, pois, de um documento de base para a ação do Governo dos Açores e para a definição das melhores políticas para o setor da floricultura nos próximos 6 anos.
documentos